LINO (RAUL) – CASAS PORTUGUESAS
LINO (RAUL) – CASAS PORTUGUESAS
Alguns apontamentos sobre o arquitectar das casas imples.
Edições Cotovia. Lisboa. 1992. In-8º gr. de 114-II págs. de texto + XXXVI págs. de estampas. Enc.
” Nem a americanização dos costumes, nem as tendências colectivistas de novas organizações conseguiram ainda debelar o anseio natural e instintivo no Homem de possuir habitação própria e independente para si ou para a sua família. Pode ser muito bela a vida em comunidade, útil, ou conveniente, o aquartelamento ou a habitação colectiva quer seja à sombra da cruz ou da espada, quer à da foice e do martelo ou à de uma simples moeda de oiro, não serve este viver, porém, a todo o mundo, e se há quem julgue que o desaparecimento do Indivíduo significaria um processo, estamos por enquanto longe da época em que toda a gente se haja transformado no homem-abelha que prefere para sua habitação o alvéolo de qualquer casa-colmeia. Que virá a ser a casa de amanhã?”.
Estudo de referência do magistral arquitecto Raul Lino, teorizador da arquitectura tradicional portuguesa, originalmente publicada em 1933. Muito criticado após o 25 de Abril, pelas suas vagas ligações ao Estado Novo, é hoje considerado com um dos mais notáveis arquitectos portugueses do século XX.
Obra ilustrada com várias estampas, algumas a cores, representando plantas de interiores e desenhos de vários projectos do arquitecto.
Exemplar em óptimo estado de conservação.
20,00 €
Vendido