COYLE (DONAN) [JOÃO DE MEIRA] – SHERLOCK HOLMES NO PORTO
COYLE (DONAN) [JOÃO DE MEIRA] – SHERLOCK HOLMES NO PORTO
Sociedade Martins Sarmento. Guimarães. 2009. In-8º peq. de 102-II págs. Br.
Edição de apenas 300 exemplares numerados (ex. nº 178) e com selo branco da Sociedade Martins Sarmento.
Este título é o segundo da colecção “de minimis”, colecção esta “dedicada a textos marginais, obras imperfeitas, peças acidentais e outros objectos avulsos de reduzidas dimensões, recolhidos nos salvados de autores consagrados, esquecidos e imprevistos”.
Fixação dos textos e Posfácio de António Amaro das Neves.
Do “Posfácio”: “João de Meira (1881-1913) nasceu em Guimarães a 31 de Julho de 1881. (…). A este texto, assinado por Conan Doyle, seguir-se-iam os dois contos que João de Meira, já então professor da Faculdade de Medicina e Director da Morgue do Porto, assinou com uma pequena derivação do nome verdadeiro do autor das aventuras do detective de Baker Street (Donan Coyle). Vieram a lume em 1912 no primeiro volume da revista Mundo Ilustrado, que então se publicou no Porto e são pioneiros, em Portugal, no seu género da literatura policial. São esses contos, com os títulos “O cadáver que se evade” e “O Truc de Mr. Raymond”, que se publicam neste volume. À altura foram entendidos como o prenúncio de uma obra singular.
“Uma obra que não chegaria a ser escrita, já que a morte não tardou a levar João de Meira, em 1913, quando mal completara 32 anos de idade”.
Exemplar como novo.
20,00 €
Vendido