BORJA (D. FRANCISCO DE) – NÁPOLES RECUPERADA POR EL REY DON ALONSO
NAPOLES// RECUPERADA// POR EL REY// DON ALONSO;// Poema Heroico// de// DON FRANCISCO DE BORJA,// Principe de Esquilache, Conde de Mayalde, Comendador de Azuaga, de la Orden de Santiago, Gentil-// hombre de la Camara de Su Magestad.
EN AMBERES,// En la Emprenta Plantiniana// de Baltasar Moreto// MDCLVIII [1658]. In-4º de XXIV-398-I págs. Enc.
Francisco de Borja y Aragón (1581-1658) foi Vice-Rei do Perú e escritor oficial na corte do rei Filipe III de Espanha. Existe uma edição anterior à que apresentamos, impressa em Zaragoça em 1651.
Este exemplar pertenceu ao Barão de Prime (1785-1853), nobre com origens e solar em Viseu, do qual ostenta a respectiva assinatura no frontispício.
Encadernação inteira em pele, muito antiga, provavelmente setecentista, decorada com ferros a seco e a ouro na lombada e em ambas as pastas.
O livro apesar de estar, de um modo geral, em bom estado de conservação, atendendo aos quase 4 séculos que já leva de existência, tem dois efeitos importantes a destacar: notórios vestígios de xilófagos entre as páginas 200 e 290 que no entanto não ofendem a parte impressa; antigas manchas de humidade, já muito desvanecidas, nas primeiras e últimas folhas. A encadernação está ainda suficientemente sólida mas tem, sobretudo ao nível da lombada, algumas falhas e defeitos.
MUITÍSSIMO INVULGAR.
300,00 €
Em stock